XIX Fórum de Editoração
As dinâmicas contemporâneas do mercado editorial
A edição #19 do Fórum de Editoração traz como tema principal as novas dinâmicas do mercado editorial, percorrendo desde os segmentos tradicionais, até as novas configurações trazidas pelas redes sociais, autores contemporâneos e iniciativas inclusivas.
Como será o evento?
Mesa 1
Quais são os propósitos dos diferentes segmentos do mercado editorial hoje?
Mesa 2
Redes literárias: como chegar aos leitores?
Mesa 3
Popularização dos quadrinhos: destaque dos trabalhadores do livro
Em breve anunciaremos local e data de realização
O que é o Fórum de Editoração?
O Fórum de Editoração é um evento anual que reúne estudantes, pesquisadores e profissionais da área da Editoração para discutir questões ligadas ao universo editorial. É composto por um conjunto de meses de debate, cada qual com um tema distinto abordado por um grupo diverso de estudiosos e profissionais do meio.
“O que eu acho mais interessante nesse evento é que ele não é apenas voltado para as pessoas que trabalham na área de editorial. Esse contato que o Fórum proporciona para pessoas de outras áreas é muito enriquecedor, tanto para os leitores “comuns”, quanto para os escritores e púbico em geral. O fórum dá a oportunidade de entender o processo criativo dos nossos autores contemporâneos, traz reflexões e debates sobre diferentes aspectos da produção do livro. Logo, qualquer amante de livros se identifica e aprende muito em cada mesa.”
Camila Melo (@a_bookaholic_girl)
“O Fórum de Editoração é um evento incrível para todo mundo que se interessa pelo universo editorial, mesmo que não seja a sua formação. Já participei de edições presenciais e virtuais e a qualidade das discussões é sempre a mesma. Para mim, é uma excelente forma de aprender como os livros são feitos – da aquisição ao marketing (embora tradução seja o meu tema preferido).”
Brenda Bellani (@sobrelivrosetraducoes)
“O Fórum de Editoração é indispensável na formação de jovens no mercado editorial. Com ele, eu consegui conhecer diversos profissionais do meio e a troca foi muito gratificante! As palestras também trazem assuntos que são pouco abordados por aí e que são muito importantes para quem está interessado no mercado, por isso reitero a importância deste evento.”
Clarissa Progin (@clarissaprogin)
“A cada ano que o Fórum de Editoração acontece, tenho o prazer de expandir minha mente para temas tão importantes para a área, além da oportunidade de conhecer profissionais incríveis”
Tatiana Iegoroff (@tatianices_blo)
A edição #18 do Fórum de Editoração traz como tema principal os 50 anos do nosso curso, criado em 1972, na Escola de Comunicações e Artes (ECA).
Para comemorar em grande estilo, a programação do evento reserva uma viagem pelo tempo, procurando traçar o PASSADO, o PRESENTE e o FUTURO da editoração, bem como do mercado dos livros. Muito mais que conhecer nossa história, queremos construí-la juntos com quem esteve, está e estará ao nosso lado.
Esse ano o Fórum volta a ser realizado presencialmente. O evento ocorrera dia 19-11-2022, no Auditório Freitas Nobre (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Butantã, SP).
Os ingressos poderão ser adquiridos na plataforma Sympla.
No decorrer do evento serão sorteados vários prêmios. Ao adquirir seu ingresso, você já está concorrendo!
As Caravelas de Camões: os primeiros capítulos do livro e sua revolução no mercado
Dia 19/11/22, das 10h30 às 12h
Para recuperar nossas origens e como chegamos até aqui, teremos a presença do professor Plinio Martins Filho, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e atuante há mais de 35 anos no mercado à frente de grandes editoras; Claudia Abeling, editora e ex-aluna de Editoração com carreira notável em tradução; Tadeu Breda, jornalista formado pela ECA e atual coordenador da editora Elefante; e mediação do professor e ex-aluno de Editoração Paulo Verano. A mesa traz quatro visões de diferentes épocas e perspectivas sobre o livro para discutir sua ascensão ao longo do tempo e as principais diferenças e semelhanças entre o passado e o presente.
Paulo Verano é doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde é docente no curso de Editoração. É editor desde 1993, tendo sido diretor editorial no Grupo Planeta e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das editoras Ática e Scipione (Grupo Somos Educação), entre outras funções desempenhadas. Desde 2016, é editor e sócio-fundador das Edições Barbatana.
Plinio Martins Filho é doutor em editoração pela USP e atua no mercado editorial há mais de 35 anos. Foi professor de Editoração na Anhembi Morumbi e leciona no curso de Editoração na ECA-USP. Trabalhou durante dezoito anos na Editora Perspectiva e é diretor-presidente da Edusp. Atualmente coordena a coleção Artes do Livro da Editora Ateliê e dirige a Com-Arte, editora-laboratório do curso de Editoração da USP.
Claudia Abeling cursou Editoração na ECA-USP (1983-1986). Trabalhou em diversas editoras paulistanas e também em Frankfurt, na Alemanha. Num segundo momento, resolveu “sentar-se do outro lado da mesa” e passou a prestar serviços editoriais. Foi por duas vezes finalista do prêmio Jabuti na categoria tradução. Em 2019, reuniu algumas narrativas curtas e poemas em p:l:a:n:g:e p:l:a:n:g:e (SP: Editora Quelônio).
Tadeu Breda é jornalista, formado pela ECA-USP, com estudos livres pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), na Espanha. É autor e tradutor de diversos livros, como “O Equador é Verde: Rafael Correa e os Paradigmas do Desenvolvimento” (Elefante, 2011) e “Pós-Extrativismo e Decrescimento: Saídas do Labirinto Capitalista”, de Alberto Acosta e Ulrich Brand (Elefante & Autonomia Literária, 2018). Atualmente é coordenador da Editora Elefante.
As memórias de Machado: o mercado do livro após a pandemia do Covid-19
Dia 19/11/22, das 13h às 15h
No nosso presente, temos um dos professores que está à frente da editora-laboratório Com-Arte, Thiago Mio Salla; Daniel Lameira, cofundador da Antofágica e Diretor na editora Aleph; e Naiara Raggiotti, ex-aluna de Editoração e fundadora da Carochinha Editora, para discutir as dificuldades e êxitos do mundo do livro no contexto pós-pandemia. Para a mediação dessa conversa, contaremos com Guilherme Kroll, criador da Originais Reprovados e do Fórum de Editoração, além de sócio da Balão Editorial.
Formado em Editoração pela ECA-USP, Guilherme Kroll é alguém cujo amor por livros é notável. À frente na criação da Revista Originais Reprovados e do Fórum de Editoração, teve uma passagem marcante pelo curso. Como editor, Guilherme dedicou sua vida não apenas a escrever e adaptar a literatura infantil, mas também a traduzir vários títulos, a maioria relacionada ao ambiente geek. É um dos fundadores da Balão Editorial, uma editora de doze anos dedicada a espalhar a arte dos quadrinhos. Hoje também é professor e consultor no mercado
Formado em Jornalismo pela ECA-USP (2003), Thiago Mio Salla tem dois doutorados voltados para o estudo de Graciliano Ramos e alguns livros escritos, como “Graciliano Ramos e a Cultura Política: Mediação Editorial e Construção do Sentido” (Edusp), obra vencedora do prêmio Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Atualmente é Prof. Dr. da ECA, responsável por disciplinas relacionadas à preparação e à revisão de textos, a teorias e práticas em torno da leitura e pela coordenação da Editora Com-Arte.
Naiara Raggiotti formou-se em Editoração, na ECA-USP, e mora na cidade de São Paulo com o marido e sete gatos. É editora e escritora há mais de vinte anos, tendo inaugurado, com Diego Rodrigues, o estúdio Obá Editorial, especializado em editar livros e materiais didáticos no Brasil e no exterior. É fundadora da Carochinha, editora dedicada à publicação de livros infantis, tendo lançado cerca de 120 obras até o momento.
Daniel Lameira é editor, diretor criativo e consultor para o mercado editorial. É um dos fundadores da Antofágica e está há sete anos à frente da direção editorial da Aleph, além de ter passado por casas como Intrínseca, Novo Século e LeYa, Fnac e Livraria da Vila. Vencedor do prêmio Rising Star (2015), que teve apoio da Feira do Livro de Frankfurt em parceria com Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e PublishNews, figura no livro “100 nomes da Edição no Brasil” como um dos Editores do Futuro.
Os tronos de R. R. Martin: como pensar o futuro do livro
Dia 19/11/22, das 13h30 às 17h
De olho nas novidades e tendências que se anunciam nos anos que virão, queremos saber a visão de alguns Edits Ilustres que têm papel ativo no mercado editorial atualmente. Para compor a mesa, as ex-alunas de Editoração e editoras da Companhia das Letras, Gabriela Tonelli e Quezia Cleto, e Gabriela Mendizabal, ex-aluna de Editoração e editora na PlanetadeLivros, entram em cena. Em um jogo divertido de perguntas e respostas, as três finalizam o evento com o que se pode esperar do amanhã.
Formado em Editoração pela ECA-USP, Guilherme Kroll é alguém cujo amor por livros é notável. À frente na criação da Revista Originais Reprovados e do Fórum de Editoração, teve uma passagem marcante pelo curso. Como editor, Guilherme dedicou sua vida não apenas a escrever e adaptar a literatura infantil, mas também a traduzir vários títulos, a maioria relacionada ao ambiente geek. É um dos fundadores da Balão Editorial, uma editora de doze anos dedicada a espalhar a arte dos quadrinhos. Hoje também é professor e consultor no mercado
Quezia Cleto é formada em Editoração pela ECA-USP, acumulando mais de onze anos de experiência no mercado editorial. Com trabalhos marcantes na sua passagem pela Edusp e Companhia das Letras, hoje atua como editora em três selos inovadores da Companhia: Editora Paralela, Editora Fontanar e Companhia de Mesa.