O ano está chegando ao fim, mas ele não poderia acabar sem que acontecesse mais uma edição do nosso Fórum de Editoração! Com o tema “Metamorfose Literária” e traçando um paralelo com o desenvolvimento da borboleta, a 17ª edição do Fórum de Editoração tem a proposta de explorar as diferentes fases da vida de um leitor, desde seus primeiros passos até a consolidação de seus gostos literários.

Como será o evento?

Assim como no último Fórum, o evento se dará completamente online, em comprometimento com a segurança de todos. As mesas serão gravadas previamente e depois transmitidas dia 18 de dezembro. Dessa maneira, podemos assegurar maior qualidade e consistência de vídeo e áudio.

No decorrer do evento serão sorteados vários prêmios. Ao adquirir seu ingresso, você já está concorrendo!

Mesa 1 - Lagarta​

Infância e os primeiros passos na leitura

Dia 18/12/21, das 14h00 às 15h30

A primeira fase da lagarta é equivalente à infância, quando damos os primeiros passos e recebemos o incentivo inicial em relação à leitura. Esta mesa será sobre características do mercado e do público dos livros infantis, com a presença de grandes editoras do meio.

Mediador:

Paulo Verano
Divulgação©

Paulo Verano é doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde é docente no curso de Editoração. É editor desde 1993, tendo sido diretor editorial no Grupo Planeta e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das editoras Ática e Scipione (Grupo Somos Educação), entre outras funções desempenhadas. Desde 2016, é editor e sócio-fundador das Edições Barbatana.

Participantes:

Renato P. Rodrigues nasceu em Osasco, em 1973, onde passou a infância e adolescência. Em 1992 ingressou no curso de Produção Editorial na ECA-USP. Trabalha como freelancer em revisão de textos para a Companhia das Letras desde 1996. Em 2001 abriu a Verba Editorial, empresa que tem a proposta de oferecer serviços em todas as etapas editoriais a partir do original: do texto, produção gráfica até coordenar a impressão. Em 2012, apareceu a primeira publicação da editora Quatro Cantos, o livro de poemas Violenta, e nesse caminho como editor acabou priorizando os livros infantojuvenis, ao lado da companheira, sócia e diretora de arte, Rosana Martinelli, formada em Artes Cênicas na USP. Algumas obras da editora recebem reconhecimento editorial com prêmios da revista Crescer, Jabuti, Miolo(s) e acervo da Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil.

Denise Guilherme é escritora, educadora, especialista em curadoria de livros infantis e idealizadora da Taba: empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores. Foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019, na categoria livro Infantil, do Prêmio SESC Literatura Infantil no mesmo ano e do Prêmio Barco a Vapor, das Edições SM, em 2020. Mestre em Educação, é professora do curso de pós-graduação literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Atua como consultora e curadora de leitura para diferentes organizações.

Mesa 2 - Casulo

Desbravando os gostos literários

Dia 18/12/21, das 16h00 às 17h30

A segunda fase, do casulo, é mais introspectiva e de aprendizado, um processo de descoberta dos gostos literários, ficamos mais na nossa bolha, lendo aquilo que nos deixa confortável. O debate nesta mesa será sobre os bastidores do mercado de livros didáticos e a formulação destes pensando na evolução escolar das crianças.

Mediadora:

Paola de Oliveira Nogueira
Arquivo Pessoal

Paola Nogueira é formada em Editoração e em Pedagogia pela USP e é mestre em Educação pela PUC-SP. Atua profissionalmente na produção de materiais didáticos impressos e digitais e também é pesquisadora do tema.

Participantes:

Célia de Assis é formada em Ciências Biológicas pela Unisa e fez especialização em botânica e Educação Ambiental no Instituto de Botânica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, onde atuou como pesquisadora científica. Foi professora da rede estadual de ensino na década de 1980 e professora titular da cadeira de botânica na Universidade Paulista, de 1988 a 1991. Passou também a atuar na área editorial, inicialmente na reformulação de livros de ciências e coordenação editorial de livros paradidáticos para a Editora Ática. É autora de vários livros paradidáticos sobre botânica e de divulgação científica. Desde 2004, atua no Grupo Ibep Educação na edição de livros de literatura infantil, paradidáticos, científicos e didáticos. Atualmente é Diretora Editorial da área de didáticos e paradidáticos do mesmo grupo.

Felipe Ramos Poletti é Diretor Editorial da Editora do Brasil, graduado em Comunicação Social, Jornalismo pela PUC-SP e Especializado em Literatura também pela PUC-SP. Atua no mercado editorial de livros didáticos, paradidáticos e literatura infantil e juvenil desde 2001.

Viviane Kirmeliene é formada em Letras Inglês-Português pela USP e atua no mercado editorial desde 2007, após trabalhar como professora e coordenadora pedagógica na área de ensino de língua inglesa. Desde 2012 é editora freelancer e autora de conteúdo didático, tendo editado e escrito obras de língua inglesa para PNLD, materiais impressos e digitais para o mercado privado e conteúdo para programas bilíngues.

O Fórum é apoiado por:

O que é o Fórum de Editoração?

O Fórum de Editoração é um evento anual que reúne estudantes, pesquisadores e profissionais da área da Editoração para discutir questões ligadas ao universo editorial. É composto por um conjunto de meses de debate, cada qual com um tema distinto abordado por um grupo diverso de estudiosos e profissionais do meio.

“O que eu acho mais interessante nesse evento é que ele não é apenas voltado para as pessoas que trabalham na área de editorial. Esse contato que o Fórum proporciona para pessoas de outras áreas é muito enriquecedor, tanto para os leitores “comuns”, quanto para os escritores e púbico em geral. O fórum dá a oportunidade de entender o processo criativo dos nossos autores contemporâneos, traz reflexões e debates sobre diferentes aspectos da produção do livro. Logo, qualquer amante de livros se identifica e aprende muito em cada mesa.” – Camila Melo (@a_bookaholic_girl)

“O Fórum de Editoração é um evento incrível para todo mundo que se interessa pelo universo editorial, mesmo que não seja a sua formação. Já participei de edições presenciais e virtuais e a qualidade das discussões é sempre a mesma. Para mim, é uma excelente forma de aprender como os livros são feitos – da aquisição ao marketing (embora tradução seja o meu tema preferido).” – Brenda Bellani (@sobrelivrosetraducoes)

“O Fórum de Editoração é indispensável na formação de jovens no mercado editorial. Com ele, eu consegui conhecer diversos profissionais do meio e a troca foi muito gratificante! As palestras também trazem assuntos que são pouco abordados por aí e que são muito importantes para quem está interessado no mercado, por isso reitero a importância deste evento.” – Clarissa Progin (@clarissaprogin)

“A cada ano que o Fórum de Editoração acontece, tenho o prazer de expandir minha mente para temas tão importantes para a área, além da oportunidade de conhecer profissionais incríveis” – Tatiana Iegoroff (@tatianices_blog)

© 2021 xvii Fórum de Editoração