Bastidores do livro: curiosidades editoriais
Postado em 22.02.2017 às 19:50.

Se fosse realizada uma enquete pelo campus fazendo a pergunta “Qual livro mais te influenciou? Por que?”, a maioria dos entrevistados responderia algo relacionado à escrita do autor, o tema do livro ou até mesmo o momento no qual o livro foi lido. Pouquíssimas vezes é considerada a participação de uma figura que, embora permaneça invisível, é imprescindível para que a voz do escritor seja ouvida: o editor.
Como a Originais Reprovados é produzida anualmente por nós, alunos de Editoração da ECA, nada mais justo que utilizar esse espaço para trazer um pouco mais de visibilidade ao editor e também ao universo editorial, que permanecem desconhecidos para a maioria do público.
Com isso em mente, selecionamos algumas curiosidades que achamos interessantes para nossos leitores.

Editores Ilustres

Aldo Manuzio (1449 – 1515)
No auge do Renascimento, Aldo Manuzio desenvolveu de forma extraordinária a imprensa (cuja invenção é atribuída a Gutenberg) criando paradigmas editorais que ainda permanecem. Ele foi responsável pela criação da Neoacademia Aldina, um grupo formado por diversos estudiosos que se reuniam para discutir livros que seriam editados, entre esses estudiosos se encontravam Erasmo de Roterdã e Pietro Bembo. Sua casa editorial tem como marca tipográfica uma âncora sobre a qual se enroscava um delfim.

Monteiro Lobato (1882 – 1948)
O criador do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” foi o fundador de três editoras no século XX – entre elas a Companhia Editora Nacional, uma das maiores editoras do país – e criou uma rede de distribuição de livros, que fez com que chegassem a cidades sem acesso ao transporte público. Também inovou a arte gráfica dos livros, além de fazer com que fossem publicados aos milhares, ao invés de centenas. Com seu estilo próprio, sabia que o leitor era importante e estimulou as práticas de leitura, revolucionando o mercado editorial.

Caio Prado Jr. (1907-1990)
Conhecido por seu trabalho como historiador, foi também um importante editor: fundou, em 1943, ao lado de Monteiro Lobato e Arthur Neves, a editora Brasiliense, que lançou a coleção Primeiros Passos, tornando acessível o pensamento acadêmico sobre grandes questões contemporâneas a todos os públicos.

Luiz Schwarcz (1957-) e Lilia Moritz Schwarcz (1957-)
Fundada em 1986, a Editora Schwarcz, mais conhecida como Companhia das Letras, é uma das maiores editoras do Brasil. Seu sucesso se deve não só à publicação de importantes obras teóricas sobre ciências humanas, como também à revelação de novos ficcionistas brasileiros e estrangeiros.

Charles Cosac (1964-)
Fundou em 1996, juntamente com seu cunhado,Michael Naify , a editora referência de excelência no mercado brasileiro, a Cosac Naify. A editora fechou,entre outros motivos, após a recusa de Charles em fundir a editora com outras grandes empresas do ramo editorial, já que ele não queria descaracterizar seu trabalho,preferindo fechar as portas após uma crise financeira atingir a empresa.

Curiosidades editoriais

Titivillus
Inicialmente (c. 1285), dizia-se que o demônio anotava os erros de caligrafia e apresentava-os como pecado, sob o nome dos copistas que os cometeram, no dia Dia do Juízo Final. Em pouco tempo, os copistas passam a atribuir a Titivillus a culpa de seus erros e ele os assumia prazerosamente. Assim, este demônio, tornando-se causa das erratas, com o tempo, passa a ser considerado o padroeiro (ou patrono) da caligrafia e da tipografia.

Itálico
Em 1501, Francesco Grifo criou o “itálico tipográfico”: tipos em metal inspirados nas letras cursivas para a imprensa de Aldo Manuzio. Foi criado para ser utilizado como fonte de texto e não como fonte auxiliar, como é atualmente. A ideia era a de usar os tipos itálicos para economizar espaço e manter o custo da produção baixo, devido a economia de papel. Seu nome é uma homenagem à Torre de Pisa, dada sua inclinação.

Comic Sans MS
É uma tipografia digital da Microsoft Corporation desenhada para imitar as letras de histórias em quadrinhos e para situações informais. Foi criada pelo desenhista da casa Vincent Connare em 1994.

Livros de Bolso
Publicações em formatos menores que o usual, portáteis e econômicas, já foram consideradas vulgares e acusadas por intelectuais, na França da década de 1960 , de desvalorizar a atividade editorial, entretanto, é possível verificar que nos últimos 5 anos, tais edições representaram em torno de 17% da produção total, segundo o Sindicato Nacional da Edição (SNE). Teve entre suas pioneiras, a Penguin Books e a Simon&Schuster ao final da década de 1930. No Brasil, as edições mais conhecidas são as da editora L&PM e o selo Companhia de Bolso, da Companhia das Letras.

Editoração na USP

Edusp
A Edusp é a editora da Universidade de São Paulo, uma das maiores editoras universitárias do Brasil. Desde a criação de seu Departamento Editorial próprio, em 1988, já publicou cerca de mil e trezentos títulos e ganhou inúmeros prêmios.

Com-Arte e Com-Arte Jr.
Além da Edusp, a Universidade conta com mais uma editora, a Com-Arte, que é a editora laboratório do curso de Editoração da ECA-USP. Seus projetos são realizados ao longo das disciplinas experimentais de Laboratório de Produção Editorial.
A Com-Arte Jr, por sua vez, é uma empresa júnior (uma instituição sem fins lucrativos e totalmente gerida por alunos da Graduação) fundada em 1999 por alunos do mesmo curso, visando a um enriquecimento acadêmico-profissional para seus membros no contato direto com o mercado.

O curso
O curso de Editoração, oferecido na ECA (Escola de Comunicações e Artes) une a tradição acadêmica, literária e editorial às inovações constantes das áreas de comunicação e do design. Para além dos livros impressos, ele contempla a edição de revistas, ebooks e outros meios de comunicação.

# Notícias
21.05.17

O período de inscrição para a 12ª edição da Originais Reprovados terminou! A equipe agradece a participação de todxs. Estamos lendo todos os textos enviados e, enquanto não revelamos o resultado, você pode acompanhar a nossa página no Facebook e nos mandar um e-mail em originaisreprovados@gmail.com caso tenha alguma dúvida. Se você perdeu a chance [...]

Leia mais...
18.04.17

A Originais Reprovados está de volta com a 12ª edição: o período de inscrições tem início hoje e vai até 20 de maio. Não perca a chance de tirar aquele texto da gaveta e dar a ele o tratamento merecido! Confira o regulamento aqui no site e não deixe de participar!

Leia mais...

# Calendário

© Copyright Originais Reprovados – 2017. Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado com Mozilla Firefox ou Google Chrome. Sobre o site »